A massagem relaxante beneficia a flexibilidade e melhora a circulação, aumentando o fluxo de nutrientes, removendo substâncias tóxicas das células prejudiciais ao organismo, além de aliviar a dor e facilitar a atividade muscular.

Técnica aplicada através de movimentos suaves e firmes por todo o corpo, proporcionando relaxamento da musculatura e aliviando as tensões e stress. A massagem relaxante é aplicada com óleos ou cremes associados à aromaterapia e é realizada a partir dos seguintes movimentos:

  • Alisamento superficial realizado lentamente: essa técnica de massagem gera impacto mecânico direto nos tecidos e reflexamente por meio do sistema nervoso sensitivo.
  • Amassamento: realizado pela compressão e relaxamento alternados dos músculos, as veias (tanto superficiais como profundas) se esvaziam e enchem alternadamente. Assim, fica aliviada a congestão nos leitos capilares e melhora o fluxo de sangue proveniente das arteríolas para os capilares.
  • Fricções em movimentos breves: precisamente localizados e profundamente penetrantes realizados numa direção circular, esses movimentos são realizados pelas pontas dos dedos. A pressão profunda e contínua nos tecidos causa lesão local e libera uma substância similar à histamina e outros metabólitos que atuam diretamente nos capilares e arteríolas do local, causando vasodilatação.