É um procedimento que proporciona grande melhora da aparência do pescoço, reposicionando e tratando as principais estruturas anatômicas da região. É iniciado com uma lipoaspiração cuidadosa com cânulas finas para remover o excesso de gordura da região central, lateral e linha da mandíbula (jowls). Atualmente utilizamos técnicas modernas para remover a gordura mais profunda que está abaixo do músculo platisma, para uma melhor definição da parte central do pescoço, principalmente nos casos mais pesados. Os músculos platisma e digástrico também são tratados quando necessário, através de plicatura, remoção do excesso e tração lateral, para proporcionar mais firmeza e eliminar a flacidez.

Através de pequenas incisões atrás da orelha, tracionamos e removemos o excesso de pele e reposicionamos os tecidos subjacentes. As cicatrizes devem ficar bem posicionadas e inaparentes entre a orelha e o couro cabeludo.

Ficha técnica
Nome técnico: Lifting de Pescoço
Partes do corpo: Pescoço
Idade recomendada: A partir de 40 anos
Anestesia: Local com sedação ou geral
Duração da cirurgia:
1 hora e 30 minutos
Permanência no hospital: 12 horas
Cicatriz: Retroauricular, submentoniana (abaixo do queixo)
Pré-operatório: Além dos exames de rotina, é importante a realização do ultrassom de carótida
Pós-operatório: 7 dias para retorno às atividades profissionais
Tempo de recuperação: 7 a 15 dias para a recuperação total

Existe uma variação muito grande dessas estruturas anatômicas citadas para cada paciente. É importante fazer uma avaliação e um diagnóstico preciso para utilizar a técnica correta e obter o melhor resultado, obtendo um pescoço firme, sem flacidez e excessos com um belo contorno da mandíbula e definição da região central e mento.